19.1.10

Notícias #15

Duas Irmãs (título provisório)
Texto de António Manuel Revez
Encenação António Marques Revez
Com: Ana Ademar e Marisela Terra

Este é o novo projecto da Lendias d'Encantar que prevemos estrear em Março.

Desde já há algum tempo que a Lendias opta, ciclicamente por um processo de trabalho a que chamamos Peça Temática. De forma muito sucinta, consiste em escolhermos um tema e pedirmos a um autor para escrever uma peça à volta dele.
Catarinas de Baleizão e Sangue Pisado são exemplos desse processo, que resultou em produções que conseguiram surpreender o público e, na nossa opinião, espectáculos de muito boa qualidade.

Duas Irmãs será o resultado de um novo processo que, apesar de partir desta ideia da Peça Temática, tem algumas diferenças.
Escolhido o tema, desafiámos o António Manuel Revez para o explorar e escrever. No entanto, em vez de nos entregar uma peça já escrita e pronta a ser trabalhada, nós desafiamo-lo a todas as semanas entregar uma cena da peça. Actores e encenador exploram-na e no sábado seguinte a equipa toda reune-se para avaliar o trabalho.
Discutimos personagens, coerências, caminhos para a estória, caminhos de interpretação, de encenação... Aí se decidem as alterações a fazer, (se as houver), no texto e no trabalho em campo, e começa a preparar-se a cena seguinte, para no sábado se voltar ao início.

É um processo que tem à partida dificuldades: encontrar um ponto de concordância entre todos, por exemplo. Para além disso, é natural que se "desperdice trabalho", que se trabalhe em vão numa cena que não servirá o espectáculo.
É sem dúvida, um grande desafio, mas fazemos questão que assim seja. Se não nos desafiarmos a chegar mais longe, a fazer as coisas de outro modo, se não se experimentarem novos caminhos, novas estradas, não saímos do mesmo ponto. E o que se quer, sempre, é evolução.

Sem comentários: